Os Colombianos de Andrew Traumann


Livro revela peculiaridades do país vizinho, conhecido por suas belas praias e pela violência do narcotráfico e de grupos guerrilheiros como as Farc

Gabriel García Márques, Pablo Escobar, Fernando Botero, Shakira... personalidades tão distintas que raramente estão na mesma frase. A não ser que o tema seja o país natal deles, a Colômbia. Para desvendar os mistérios do povo vizinho, a Editora Contexto lança o livro “Os Colombianos”, do historiador Andrew Traumann.

Mais do que nomes expoentes, a Colômbia traz características marcantes como as praias paradisíacas do Caribe, terras amazônicas e montanhas andinas. A culinária é riquíssima. Tais peculiaridades estão no livro, que revela feições tão inesperadas e fantásticas do país quanto a Macondo do universo maravilhoso criado por García Márquez.

Traumann também aborda o histórico político da Colômbia, que praticamente desconhece golpes militares. Sua esquerda é frágil e o país não teve governos populistas. Isso não significa que sua história tenha sido tranquila: a violência se tornou padrão na resolução de questões políticas. Mas, em várias situações, os colombianos têm demonstrado capacidade de superar problemas terríveis e seguir com suas atividades cotidianas em circunstâncias que pareceriam desesperadoras ao olhar estrangeiro.

A economia vai muito além das drogas. O país é um grande produtor de petróleo e esmeraldas. E seu café de qualidade é apreciado em várias partes do mundo. Enfim, uma Colômbia encantadora em diferentes aspectos é desvendada em detalhes nesta obra, parte da coleção “Povos e Civilizações” da Contexto.

Sobre o autor

Andrew Traumann é historiador graduado pela Universidade Estadual de Londrina. É mestre em História e Política pela Universidade Estadual Paulista e doutor em História, Cultura e Poder pela Universidade Federal do Paraná. É professor do Centro Universitário Curitiba. Costuma viajar com frequência para a Colômbia, país onde fez muitos amigos e que considera sua segunda pátria.

Ficha técnica
Os Colombianos
Autor - Andrew Traumann
Editora - Contexto
Páginas - 208
Preço - R$ 33,32
Para mais informações ou comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários